Como uma boa proteção respiratória pode ajudar a evitar doenças

Como uma boa proteção respiratória pode ajudar a evitar doenças

Foi apenas um serviço de solda de 20 minutos na sala de caldeira num subsolo, mas o soldador sentiu tonturas e náuseas e posteriormente uma dor de cabeça que durou até a manhã seguinte. Como este soldador, muitos profissionais que ocasionalmente realizam solda, brasagem ou corte em uma variedade de metais, não usam respiradores, pensando que a exposição ocasional a fumos e gases produzidos neste processo não irá causar danos permanentes. Porém, há numerosos riscos à saúde associados à exposição a fumos, gases e vapores liberados durante operações de solda, corte e brasagem. Estes riscos variam dependendo do tipo de material e superfície de solda. Os efeitos a longo prazo devem ser levados a sério. Diferentemente da dor de cabeça…

Leia Mais
O EPI e seus sistemas dentro da nova NR 35 – Trabalho em Altura

O EPI e seus sistemas dentro da nova NR 35 – Trabalho em Altura

NR de Trabalho em altura – especificidade Há muito aguardada, entrou em vigor uma nova NR (Norma Regulamentadora) específica para o trabalho em altura, a NR 35. Isto comprova a atenção por parte do governo para esta área que fornece dados tão presentes nos altos índices estatísticos de acidentes no mercado brasileiro. A expectativa é que estes índices diminuam com esta nova referência quando se fala em trabalho em altura, deixando para trás a busca por regulamentações que estavam espalhadas por várias NR’s como a 10, 12, 18, 33, 34. A norma é muito feliz em não se ater a algum tipo de trabalho em altura específico, mas sendo generalista, abrangendo aos mais variados tipos de atividades que expõem, em algum…

Leia Mais
A segurança ocular no local de trabalho é simples como A-B-C

A segurança ocular no local de trabalho é simples como A-B-C

Conscientização, conformidade e produtos de segurança corretos podem trabalhar juntos para evitar  ferimentos na região dos olhos, no local de trabalho.  A cada dia, aproximadamente 2.000 trabalhadores nos EUA sofrem ferimentos nos olhos relacionados ao trabalho que exigem tratamento médico, segundo o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos (NIOSH). Além disso, um terço desses ferimentos carecem de atendimento emergêncial em hospitais, sendo que 100 casos resultam em um ou mais dias de trabalho perdidos. Segundo relatórios da Previdência Social, em 2010 foram relatados 4,7 mil traumatismos no olho e na órbita ocular. Considerando a quantidade de ferimentos por dia, os custos dos cuidados médicos ou as horas de produção perdidas, os números relativos aos ferimentos nos olhos…

Leia Mais
Proteção auditiva contra baixas e altas frequências

Proteção auditiva contra baixas e altas frequências

Plugues de espuma e abafadores auriculares oferecem proteção contra ruídos audíveis em baixas e altas frequências? A audição humana é capaz de ouvir sons com frequência entre 20 e 20.000 Hertz (Hz). Muitos ruídos industriais estão entre essas frequências e, por isso, podem ser ouvidos de forma constante, podendo não apresentar danos físicos à saúde, mas causando incômodos ao trabalhador. No entanto, há algumas máquinas especializadas que emitem níveis de ruídos muito próximos dos limites máximos e mínimos da faixa de audição – o ruído de baixa frequência de algumas turbinas ou equipamentos de mineração, por exemplo, atuam em frequências abaixo de 100 Hz. A atenuação de protetores auriculares é testada numa faixa de 125-8000 Hz e estes resultados são impressos na…

Leia Mais